PERGUNTAS SOBRE O FOGUETE PARA EX ALUNOS

Para a segunda postagem semanal, como pedido, elaboramos 5 perguntas sobre o projeto do foguete à água para uma ex aluna do IDESA.

Nome:  Monizi da Silva
Ano em que realizou o projeto: 2022

1- O que você acha que o seu grupo fez que foi essencial para conseguir lançar melhor o foguete? 

R: Acho que fazer uma boa base para o lançamento do foguete foi muito importante. A gente viu pessoas montando bases muito frágeis ou muito pequenas e percebemos a dificuldade. Então, tentamos fazer uma base que conseguisse dar maior estabilidade para o lançamento.


2- Após os testes que vocês fizeram e vendo os resultados de outros grupos, o que você acha que seu grupo não fez e poderia ter ajudado vocês? 

R: Sinceramente, o principal foi não ter uma bomba decente. Para que o foguete pegue pressão, precisa ter ar comprimido, e a nossa bomba não fazia essa trabalho tão bem, fazendo com que ou ele não subisse tão alto, ou demorasse muito para pegar a pressão. 

3- Teve algum material diferente que vocês usaram, ou alguma mudança na montagem, que ajudou ou prejudicou o lançamento? 

R: Teve sim. Acho que um dos principais foi tentar fazer válvula na boca da rolha pra que o ar colocado dentro do foguete não voltasse pela mangueira, foi uma mudança que ajudou. 


4- Após finalizarem o foguete completamente, qual foi a parte mais difícil de lidar, entre foguete, paraquedas e base? Por que? 

R: Acredito que a parte mais difícil, depois de finalizado, é o paraquedas. Porque a base, se montada de forma correta e funcional, quase sempre vai dar certo, assim como o foguete. Porém, o paraquedas tem a possibilidade de molhar (e assim prejudicar na hora de ser aberto), a forma de dobrá-lo também interfere e acho que as tentativas de fazer com que ele fique em cima do foguete durante o lançamento (não abrindo antes da hora) dificultam muito.


5- Vocês pesquisaram algo sobre o projeto que acrescentou no trabalho de vocês, além das fontes fornecidas pelo professor? 

R: Com certeza. A gente leu em vários sites a respeito dos tipos de paraquedas, formas de aletas pro foguete, e até mesmo melhores formatos de base. 
Acho que entendendo o melhor modo de funcionamento, ajuda na hora de montar. Claro que nem sempre vai ficar igual o que a gente lê, porém, conhecendo do que se trata todo o projeto, é mais fácil até de descobrir possíveis erros que ele tenha na hora de montá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas