RELATÓRIO SOBRE O FOGUETE À ÁGUA DO GRUPO 2 (3º B)
Com essa atividade, damos início ao projeto do foguete para o 3° trimestre. Conforme o professor propôs, estaremos em conjunto com o Grupo 2 da nossa turma (3°B), para aprimorar o foguete.
Nesse relatório, iremos apontar alguns pontos que achamos que precisam de melhora no foguete delas, com base também nas dificuldades que as integrantes sentiram.
1° ponto: bomba
No dia da competição, observamos que um possível problema seja a bomba que elas estão usando. Inclusive, na ocasião, emprestamos a nossa bomba para elas, para tentar ajudar. O problema é que, na maioria das vezes, elas não conseguem lançar o foguete, e acreditamos que seja por não conseguirem colocar muita pressão. Dessa forma, pretendemos emprestar nossa bomba para elas novamente.
2° ponto: vazamentos
Observamos que, quando elas não conseguem lançar, muitas vezes a água vaza com facilidade, e a pressão também. Nosso grupo também tem alguns problemas com vazamentos, então teremos que tentar resolver isso também. Mas o que nos ajuda é passar um pouco de fita veda rosca na rolha. Achamos que elas também podem colocar um pouco mais de água na garrafa, para não ter tantos prejuízos com o vazamento.
3° ponto: paraquedas
A primeira coisa que observamos quando vimos as fotos, foi a amarração do paraquedas. Ele está amarrado com os fios em um ponto só, abrindo menos, porque fica limitado. Ele deve ser preso com os fios distribuídos ao redor da extremidade da garrafa, e fixado passando durex nessa volta. Assim, ele abrirá mais, gerando mais resistência contra o ar, porque terá uma área maior. Por isso também, achamos que elas podem aumentar um pouco o tamanho, já que isso foi algo que observamos que trouxe melhoras ao nosso lançamento.
4° ponto: aletas
Pelas fotos, achamos que pode ter algum problema com a fixação das aletas e altura delas. Talvez também, o papelão possa desgastar mais, por ter contato com a água e amassar com mais facilidade. No nosso caso, nós usamos um material plástico, para ser mais resistente. Mas não sabemos ainda se isso realmente está tendo influência nos resultados, iremos observar melhor na prática.
5° ponto: trava e rolha
O maior problema no momento é que elas não conseguem lançar o foguete. Tem vezes que a trava não solta, e se esse for o caso, temos que ver qual é o problema. Nós também estávamos com dificuldades na trava, e vimos que o quê estava causando isso eram as aletas, por isso cortamos um pouco delas, e também encontramos o encaixe certo com as abraçadeiras da base. Porém, como parece que as aletas não estão baixas, não sabemos se esse é exatamente o problema, teremos que ver como ela está encaixada.
Quando elas conseguem soltar a trava, às vezes o foguete mesmo assim não sai. Achamos que pode ser por conta da pouca pressão da bomba, ou também a rolha pode estar um pouco maior do que a boca da garrafa. Se esse for o caso, é necessário usar a lima na peça e lixar um pouco.
Com essas observações, iremos auxiliá-las a fazer melhorias no foguete e evoluir nos resultados em conjunto.
Comentários
Postar um comentário